quarta-feira, 30 de novembro de 2011

CERTIFICADO DIGITAL X USUÁRIOS DE MAC -ATENÇÃO E CUIDADO

Há alguns dias escrevi sobre o absurdo inventado por nosso governo para aumentar ainda mais a carga de impostos, tarifas e similares das empresas: o CERTIFICADO DIGITAL (http://ow.ly/7KbYz). Hoje volto para fazer um alerta.

Depois de percorrer o "caminho das pedras", pesquisando no site da Receita as empresas certificadoras, ligando para todas para obter detalhes do assunto, optei por comprar o da minha empresa com a CERTISIGN. Site bacana, bem explicadinho, detalhes e mais detalhes e atendente (no SAC) bastante convincente. Minha maior preocupação era quanto ao equipamento. No meu caso, trabalho com Mac e por isso precisava da garantia que tudo fosse funcionar. A atendente, sempre muito solicita, me deu essa garantia no dia 10/nov quando lá liguei (protocolo 3423739524). Entusiasmado, fechei a compra. Recebi email de confirmação e boleto, que paguei no mesmo dia.

Com a confirmação do meu dinheiro na conta da CERTISIGN, recebi email para agendar a entrega dos documentos. Um procedimento que só eu, pessoalmente, poderia fazer. Agendamento feito para dia 30/nov (hoje !).

Fui lá no local e horário marcado e perdi 2 horas para o procedimento. Isso mesmo ! 2 horas !

Não adiantou chegar antes (a atendente mesmo sem estar atendendo ninguém, não pode adiantar meu atendimento) e para piorar, depois de todos os documentos copiados, "o sistema caiu". Começou tudo de novo.

Ao final, veio a grande surpresa: o produto da CERTISIGN, que eles garantiam que funcionava com Mac, NÃO FUNCIONA !!! Me enganaram! Mentiram pra fazer a venda !

Muito revoltado, solicitei cancelamento de tudo (tive que fazer pelo SAC, claro) e avisam que meu reembolso só deve ser creditado em 10 a 15 dias. Absurdo, pois eu paguei o boleto e eles acusaram o recebimento em 1 dia. Porquê na hora de devolver o que cobraram baseado em uma mentira, eles demoram esse tempo todo ? Aliás, porquê usar de um expediente tão barato como enganar o cliente para fechar uma venda ?

Inexplicável. Mas fica o alerta para quem tem Mac e precisa do certificado digital: NÃO COMPREM NA CERTISIGN POIS NÃO FUNCIONA.


Fonte da imagem: http://www.dicasdiarias.com/wp-content/uploads/2011/11/como-tirar-certificado-digital.jpg

8 comentários:

  1. Caramba. É uma pena que isso tenha ocorrido. Tenho esse certificado e funciona normalmente, em PC. Estava pensando em comprar um MAC mas francamente tenho receio: toda hora aparece alguma coisa que não funciona direito com ele...
    Nelson Chapira

    ResponderExcluir
  2. É hora de valer seus direitos:
    1.Carta a RF informando fato e prejuizos,para que a empresa seja descredenciada.
    2.Ação contra a empresa pedindo restituição,com juros e correção e danos a serem arbitrados;
    Todas estas providencias devem ser precedidas de comprovação dos fatos,o que pode ser feito por notificação via telegrafica c/compr.de entrega ou outro meiio
    FAÇA VALER SEUS DIREITOS.CONSULTE UM ADVOGADO

    ResponderExcluir
  3. Olá Cássio,

    sou o Tiago Sena e trabalho no marketing da Certisign. Desde o início do ano estamos em processo de desenvolvimento de drivers para os sistemas da Apple, devido ao crescimento da demanda por esta solução. No momento estes drivers estão em homologação no que diz respeito a emissão dos Certificados Digitais de maneira nativa no sistema OS. Contudo é possível utilizar a Certificação Digital em ambiente Mac com os drivers disponibilizados abaixo:
    Token Aladdin
    http://www.downloadcertisign.com.br/temp/sac8.0_mac.zip

    Safesign (SmartCards)
    http://www.downloadcertisign.com.br/temp/SafeSign-MacOSX10.6.zip

    Caso tenha alguma dúvida, por favor entre em contato conosco pelo twitter ou facebook que teremos o maior prazer em atende-lo.

    ResponderExcluir
  4. Tiago é uma pena que essa informação não tenha sido comentada em NENHUM dos contatos que fiz. Nem no posto onde fui pessoalmente e nem no SAC quando liguei para cancelar. A moça do atendimento pessoal também ligou e não obteve essa informação. Claro que seria MUITO melhor se eu tivesse conseguido resolver o assunto sem ter que cancelar, mas não deu. Também é uma pena que eu não consiga um acesso à você de maneira mais rápida e direta para avaliar a situação e ver as possibilidades. Enfim, uma pena. Está aí uma enorme oportunidade de melhoria para a empresa.

    ResponderExcluir
  5. Vai uma atualização no assunto. A certisign fez contato e mostrou enorme disposição em resolver o assunto. A coisa tá andando e parece que vai acabar bem. Assim que resolver, volto a informar a todos, até por uma questão de justiça, não é mesmo ? Não vale apenas usar o espaço para reclamar, mas tem que reconhecer e dar crédito quando a solução funciona. Abs...

    ResponderExcluir
  6. Aqui vai minha última posição atualizada sobre o assunto: TUDO RESOLVIDO. Sinceramente a empresa tem o produto que funciona no Mac, mas a cadeia de informação interna é terrivelmente ruim. Há uma enorme oportunidade de melhoria. Tive que perder mais de 2hs no posto de atendimento, com um monte de informação desencontrada e hoje perdi quase 3 horas no telefone. Me pediram para baixar o Firefox e não funcionou, depois pediram para eu achar um Firefox 8 (está na versão 9) e também não funcionou, depois (acreditem) pediram para achar uma versão 3. Pelo SAC o atendimento foi muito ruim, mas como eu estava com o contato da equipe do MARKETING (que entende de relacionamento com cliente), resolveram. Me colocaram em contato com o sujeito especialista em Mac (Júlio) e em menos de 5 minutos resolvemos. Como estava com o tal do Firefox 3 instalado, testamos e rodou normal. Testamos no Safari e, voilá, tudo resolvido também.
    Como "grande conclusão", o produto serve, o pessoal de marketing da Certisign sabe fazer seu trabalho, mas não contem com o SAC. Abraços e feliz natal à todos....

    ResponderExcluir
  7. Cassio,

    Veja nesse link http://maneblog.mgate.com.br/2010/03/26/como-finalmente-usar-certificados-digitais-e-cpf-por-exemplo-no-mac/
    Nesse blog você verá que basta solicitar um sistema que irá intermediar a instalação e tudo funcionará normalmente.
    Vale a pena tentar!

    ResponderExcluir
  8. Valeu o comentário e indicação do link, mas como postei em 23/dezembro (acima), tudo foi perfeitamente resolvido pela Certisign e meu certificado funciona no Mac normalmente. Abraco, CB

    ResponderExcluir